ONU cobra ações que reduzam tempo para tirar patente no Brasil

Com um prazo que supera os 15 anos de espera, o processo de análise para liberação de patentes alcançou um patamar tão elevado que fez a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e a Organização das Nações Unidas (ONU) cobrarem medidas urgentes do País para reverter essa situação alarmante.
Em evento no Rio de Janeiro, o presidente da OMPI, José Graça Aranha disse que nenhuma país chegou a uma situação similar a nossa. “Com um acúmulo, um backlog, nesse ponto do setor de patentes. Algo tem que ser feito”, disse. Criada em 1967, a OMPI tem sede em Genebra e é uma das agências especializadas da ONU. “Acho que temos que colocar numa balança, (entender) que chegamos a um ponto em que não há outro caminho a não ser atacar essa questão de maneira central.”
Segundo dados de julho deste ano do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o estoque de pedidos de patentes no Brasil supera 215 mil, um número considerado elevado pelo próprio instituto, responsável pela análise desses requerimentos. Na média internacional, o tempo para obtenção é de dois anos.
FONTE: https://www.dci.com.br/impresso/onu-cobra-ac-es-que-reduzam-tempo-para-tirar-patente-no-brasil-1.724970

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Outros Posts

COMPLIANCE EM PROPRIEDADE INTELECTUAL

COMPLIANCE EM PROPRIEDADE INTELECTUAL

O Compliance em Propriedade Intelectual mostra-se cada vez mais relevante no mercado. Isto porque, trata-se de uma ferramenta inteligente às empresas quando da prática da

Livros digitais: imunidade tributária

Livros digitais: imunidade tributária

Recentemente, o Supremo editou a súmula vinculante n. 57, a qual estende a aplicação da imunidade tributária de livros e periódicos ao livro eletrônico (e-book)

Envie seus dados

Entraremos em contato o mais breve possível.